< Voltar

Habilidades do Futuro

Já parou pra pensar onde vai estar e o que estará fazendo? Reflita por alguns minutos.

Independente dos teus planos, entre 2025 e 2030 viveremos em um mundo ainda mais conectado. Um mundo em que pessoas, casas, carros, indústrias, comércios, escritórios de advocacia, clínicas de saúde, instituições públicas e privadas irão trocar bilhões de informações a cada segundo. De tal maneira, que influenciarão a forma em que vivemos na sociedade.

[Video: "Se liga no futuro #1, com Béia Carvalho, futurista.]

Considerando que praticamente muito do que foi construído até aqui deve mudar seu “modo de operar”, não lhe parece estranho que de acordo com os livros de história ainda estamos na Idade Contemporânea?

“A Idade Contemporânea representa principalmente o período de consolidação do capitalismo como o modo de produção e sua expansão por todo o globo terrestre entre os séculos XVIII e XXI. [...]” fonte: brasilescola.uol.com.br

Já se passaram 3 séculos, estamos atravessando a quarta revolução industrial (4.0) e chegando na Quinta Era. A Era Digital ou Era da Informação. Portanto, que tal considerarmos que mudamos para a “Idade Complexa”?

Não é à toa que as grandes mentes do Vale do Silício nos chamam atenção para o impacto desta revolução tecnológica utilizando o termo VUCA (em Inglês), ou VICA (em português). Ou seja, Volátil, Incerto, Complexo, Ambíguo. 

" O mundo VUCA não pode ser dissociado da gestão baseada em riscos. Estar aberto às novas possibilidades em um ambiente de incertezas certamente passa pelo desejo e coragem de transitar em novos caminhos antes nunca utilizados. É nesta MU-VUCA (Mundo VUCA) que estamos vivendo". fonte: http://universidadedamudanca.com

No Mundo VUCA, prevemos que até 2030 haverá mais dispositivos conectados do que o número de pessoas em todo o mundo (+8 bilhões). Isso tudo por conta da expansão das Cidades Inteligentes, Carros Inteligentes, Casas Inteligentes, Fábricas Inteligentes, Logística, Comércio, Agro... Sim, tudo Inteligente e influenciado pela necessidade dos consumidores, já que em média cada pessoa terá pelo menos 6 dispositivos conectados e gerará a sua demanda diretamente ao responsável pelo desenvolvimento do produto. Espera-se, portanto, que criaremos de acordo com as necessidades, evitando desperdício de tempo, espaço e matéria prima.

Pensando em tudo isso, quais são as habilidades que você quer desenvolver no seu futuro?

Certamente, o mundo será da Criatividade, Reaprendizagem e da Singularidade nas relações. Acredita-se que processos repetitivos ou padronizados, muito provavelmente serão substituídos por máquinas ou Inteligência Artificial. 

Mas não se preocupe, pois nada substituíra o Ser Humano com suas emoções e capacidade para resolver problemas complexos, ambíguos e urgentes. Portanto, pratique o auto-conhecimento, libere a sua mente para atividades criativas, brinque, leia, faça esportes e relacione-se, sem julgamento. 

Lembre-se, em um mundo conectado e criativo, as redes serão colaborativas. E nós, Seres Humanos, iremos ajudar uns aos outros a fim de extrairmos o resultado máximo, evitando desperdícios.

Sendo assim, uma outra grande tendência é a economia circular, repensando modelos sustentáveis de desenvolvimento de produtos.

"A economia circular é a ciência que repensa as práticas econômicas, indo além daqueles famosos três "R"s – reduzir, reutilizar e reciclar – pois ela une, pelo menos na teoria, o modelo sustentável com o ritmo tecnológico e comercial do mundo moderno, que não pode ser ignorado." fonte: www.ecycle.com.br

Vejo com muito otimismo este futuro! Pois estamos mudando nosso modo de pensar e agir com o auxilio da tecnologia. Viveremos em um local mais sustentável, conectado e criativo. Me parece muito mais humano, concorda?

Se quiser ir rápido vá sozinho. 

Se quiser ir longe vá acompanhado.

Agora que construímos juntos o cenário do futuro, que tal colocarmos as nossas metas e sonhos no papel?! Sugiro iniciar seu plano para os próximos 1, 3, 5 e 10 anos. Em se sentindo confortável, explore daqui a 20 anos. Considere todos os âmbitos da sua vida: Profissional, Familiar, Financeiro, Espiritual e Social. Pense na importância do equilíbrio e mantenha este documento vivo atualizado, sempre que possível. Porque planos mudam na mesma velocidade dos seus sonhos. 

Espero ter ajudado, meu nome é Ricardo Toledo Grzybowski, aquariano, sonhador, gestor de pessoas, gestor de projetos de tecnologia e inovação, mentor, palestrante e aprendiz em Action Learning. Penso muito sobre o desenvolvimento humano e suas relações. Portanto, se quiser conversar mais, me coloco à disposição para ajudar a repensar formas de viver, trabalhar, fazer negócios e desenvolver soluções para problemas reais, urgentes e complexos

E então?! Eu já me decidi, é neste mundo colaborativo e cheio de propósitos que eu quero viver. E você?

Artigo também publicado em: https://www.linkedin.com/pulse/habilidades-do-futuro-ricardo-grzybowski/

Ricardo Grzybowski

Mentor e Consultor

Gostou do artigo, inspire seus amigos: